top of page

40 dicas para escrever melhor parte 2

  • World of fanfics
  • 19 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

11. Pense, mas deixe fluir.

Você deve saber o que quer fazer da sua história, mas, às vezes, deixar sua mente trabalhar sozinha pode ser uma boa ideia.

Quantas ideias boas para aquela história seu subconsciente não está escondendo de você? Quantas ideias no geral ele não está escondendo?

Algumas histórias praticamente se escrevem sozinhas. Deixe fluir naturalmente.

Além disso, o “Del” é um ótimo amigo quando uma cena não funciona.

12. Nem toda boa ideia é uma boa história.

Sabe aquela cena que era incrível na sua cabeça e, quando você escreveu, não ficou nem metade do que imaginou? Algumas histórias inteiras acabam assim, então, seja critico com as suas histórias.

Toda boa ideia deve ser desenvolvida, mas, nem sempre, elas se desenvolvem bem. Quando isso acontecer, deleta, esquece, e segue pra próxima.

13. Confie na sua intuição

Às vezes você olha praquela cena que levou horas do seu tempo e pensa “Ficou uma droga!”, mas demorou tanto pra escrever que não apaga. Bem, apague. E aquela que você pensa “Incrível!”, mas acabou saindo do foco? Bom, mude o foco! E se isso não for possível, guarda a cena.

A sua intuição é sempre sua melhor arma.

Mas lembre-se sempre que, para algumas cenas, pode ser apenas sua insegurança falando mais alto. Nessas situações, pedir uma segunda e até uma terceira opinião é indispensável.

14. Respeite seu limite.

Quando estamos postando uma história que ainda não finalizamos, é normal que tentemos nos forçar a escrever porque os leitores estão cobrando. Não faça isso!

Escreva tudo antes de postar, estabeleça um dia de postagem ou até mesmo entre em hiatos.

Forçar sua mente a desenvolver cenas nas quais não conseguem pensar pode acabar te dando cenas fracas e com erros de continuidade.

Além disso, tome cuidado com a quantidade de histórias que escreve ao mesmo tempo. Não é porque alguém consegue escrever cinco fics ao mesmo tempo (é sério, me digam como eles fazem isso!) que você vai conseguir também. Eu, por exemplo, as vezes mal consigo dar conta de uma.

Saiba seu limite.

15. Seja todos os personagens

A melhor maneira de levar sentimento para uma história é se colocar na pele de cada personagem. Enquanto estiver escrevendo, seja ele. Veja o que ele vê, pense como ele, sinta o que ele sente.

Não deixe, porém, que todos os personagens sejam você. Isso fará com que todos pensem e ajam todos da mesma forma.

16. Se ler não for o suficiente, fale

Às vezes, revisar a história em voz alta pode ajudar. Aquela frase que parece estranha pode soar mais estranha ainda, ou fazer todo o sentido quando dita em voz alta.

E não ligue quando te perguntarem se você é louco por estar falando com o computador (ou rindo pra ele). Todo mundo que escreve (ou lê) fanfic provavelmente já ouviu isso.

17. Críticas são bem-vindas

Críticas construtivas são o melhor feedback que você pode ter.

Se todos elogiam a sua escrita, sem apontar nenhuma falha, então, como você vai saber o que melhorar?

Seja receptivo a todas as críticas feitas com educação e no intuito de ajudar. Até porque, você também não precisa aguentar ninguém te xingando.

18. Cuidado com as palavras

O excesso de metáforas pode acabar fazendo o leitor não entender a sua história e desistir dela, então, cuidado!

Às vezes, dizer “seu cabelo preto” é melhor do que “seus fios tão negros quanto a escuridão”

19. O google é seu melhor amigo

Pesquise.

Você pode nunca ter ido em New York, mas meia hora no google é o suficiente para conhecer o básico da cidade. Lembre que algum dos seus leitores já pode ter dado uma passeada na Times Square.

20. Enquanto tiver história, escreva

Não importa o quão grande ficar o capítulo ou a história ficar. Se o Google é seu melhor amigo, o DEL é aquele amigo de quem ele tem ciúme.

Lembre-se de ser crítico. Mas você só pode julgar uma cena pronta.


Comments


bottom of page